2024
Devemos sempre cuidar de não comungarmos em pecado grave. Os pecados veniais, leves, são perdoados no Ato penitencial e durante a Missa. Não chegue atrasado à missa nunca, mas principalmente quando vai comungar. O pedido de perdão dos pecados é feito logo no início da Missa. E não fique muito tempo sem comungar.
Há outro exagero ao contrário de achar que não temos pecado: achar que sempre estamos em pecado grave. Para ser grave, o pecado deve ter três requisitos:
1- ser matéria grave;
2- ter pleno consentimento no pecado;
3- ter pleno conhecimento que é matéria grave.
Matar uma mosca, por exemplo, inclui o segundo item mas não inclui o primeiro e o terceiro. Não é matéria grave e você sabe disso.
É necessário estar pelo1 (uma) hora antes da comunhão em jejum. Remédios não quebram o jejum.
Após a comunhão, agradeça. Se o padre terminar rapidamente a missa, vá agradecendo no caminho de casa. Se der, gaste pelo menos dez minutos no agradecimento da comunhão.
Outra coisa: se você recebeu a comunhão na mão, veja se não há partículas nela.
Veja no Catecismo da Igreja Católica números 1384 e 1385 sobre isso. Você pode lê-lo no site do Vaticano
Jesus está realmente presente na Eucaristia, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Não é uma representação ou simbolismo, mas é o próprio Jesus que está ali. Provam isso muitos milagres eucarísticos. Veja-os, se tiver um tempinho, neste site:
Veja alguns efeitos da Eucaristia:
1- A Eucaristia conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no Batismo (1392);
2- A Eucaristia separa-nos do pecado ((1393);
3- A Eucaristia fortalece a caridade, apaga os pecados veniais. Ao dar-se a nós, Cristo reaviva o nosso amor e nos torna capazes de romper as amarras desordenadas com as criaturas e de enraizar-nos nele.
4- A Eucaristia nos preserva dos pecados mortais futuros (1395): quanto mais participarmos da vida de Cristo e quanto mais progredirmos na sua amizade, tanto mais difícil dele separar-nos pelo pecado mortal, mas a Eucaristia não é destinada a perdoar pecados mortais. Isto é próprio do sacramento da reconciliação. É próprio da Eucaristia ser o sacramento daqueles que estão na comunhão plena da Igreja (1395).
5- A Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão unidos mais intimamente a Cristo (1396).
6- A Eucaristia nos compromete com os pobres (1397).
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