1- ORAÇÃO
2- ACOLHER BEM
Atender as pessoas sem pressa, sem ficar olhando para o relógio, não usar o celular durante o atendimento e/ou acolhimento.
3- SER HUMILDE
Devemos ter consciência de que somos pecadores e sempre estamos iniciando nossa vida do zero. Não somos mais do que ninguém. Os maiores santos sempre se acharam os maiores pecadores, pois conheciam o amor de Deus em suas vidas.
4- ACHAR TEMPO PARA DESCANSAR
Um tempo de descanso e lazer é sinal de humildade. Como diz o salmo 126, se o Senhor não construir a casa em vão trabalham os pedreiros. Trabalhar, viver com a mente voltada a Deus, sabendo que é Ele que nos possibilita caminharmos na santidade. Nem tudo depende do nosso trabalho. Muitas coisas que fazemos são complementadas pela graça de Deus.
O Papa Francisco diz que o "martismo" (em referência a Marta, irmã de Lázaro), acaba conosco. O ativismo sem a oração resulta em zero.
5- VIDA SIMPLES E POBRE
Não criarmos falsas necessidades para nós, mas também devemos ter o cuidado de não exagerar. A alimentação diária deve ser boa. Jesus viveu a pobreza, não a miséria. Vida simples e pobre, sem coisas supérfluas. Atitudes simples no relacionamento com as pessoas. Espírito de economia. NÃO ESBANJAR NADA.
6- CUIDADO COM AS CONVERSAS
Não aceitemos de imediato comentários negativos sobre outras pessoas. Se for o caso, verifiquemos primeiro antes de emitir qualquer posicionamento. Sejamos muito prudentes nesse aspecto. Outro ponto importante é lembrar que nossa palavra sempre tem peso. Coisas faladas por brincadeira podem ser levadas a sério, diante de nosso tipo de vida, e podem causar muitos aborrecimentos, tanto para nós como para com as pessoas envolvidas.
7- CULTIVAR AS VIRTUDES
Devemos cultivar as virtudes por meio da oração e do autoconhecimento. Aceitar-se como se é, sem mentir a nós mesmos. Temos limitações em nosso comportamento diário e devemos ter a humildade de reconhecer isso na busca de melhores atitudes.
8- NUNCA DESANIMAR
Quando não conseguirmos fazer bem alguma coisa, não desistamos. Tenhamos um (a) diretor (a) espiritual que nos oriente e conduza. Isso é muito importante. E não deixe muito tempo sem se confessar. A confissão, mesmo dos pecados veniais, alivia a alma e nos fortalece contra o inimigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário