segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

PERDOAR-SE

 

O mandamento que seguimos é amar o próximo como amamos a nós mesmos. Jesus mandou que perdoássemos. Por consequência, devemos também nos perdoar. 

A Clínica Fundasinum, de Belo Horizonte, na pessoa da psicóloga já falecida Renate Jhost Morais descobriu todo um processo de auto-perdão como elemento primordial da cura psicológica. 


Muitas coisas que fizemos no passado foram influenciadas por coisas que não sabíamos ou não percebíamos, de modo que se reconhecermos isso agora, se pedirmos ou já pedimos perdão a Deus, Ele usa ou usou de misericórdia e nos perdoou, nos perdoa. Resta-nos agora orarmos e vivermos uma vida simples, a fim de repararmos as faltas passadas, aproveitando os sofrimentos e percalços do dia a dia para resgatarmos o que fizemos no passado. 


Como dizia Sta. Faustina, São Francisco de Assis e muitos santos, vamos viver (e bem) o dia de hoje. O passado não existe mais, o futuro ainda está por vir e, aliás, depende de como estamos vivendo hoje. 


Portanto, perdoemo-nos de nossas faltas passadas, arrependidas e confessadas, como fazemos ao cumprir o Pai-nosso, "perdoando aos que nos têm ofendido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário