O(a) eremita, como qualquer pessoa, pode e deve ter algum momento de lazer durante o dia. É uma hora de descansar um pouco o espírito.
Cada pessoa gosta de um tipo de coisa. Eu aprecio ouvir algumas músicas escolhidas, ver algum vídeo bonito, que me enleve. Não é mau para ninguém fazer isso. O que seria pernicioso é se apegar a essas coisas e ficar horas a fio nesses entretenimentos.
É importante também caminhar meia hora ou uma hora pelo menos ao dia. Eu costumo rezar o Rosário caminhando. Quando não faço isso na rua, ou no pátio do prédio onde moro, caminho dentro da quitinete mesmo.
Se formos ao tempo de Jesus, veremos que ele e os apóstolos também tinham sua "happy hour", quando, por exemplo, iam pescar, ou, como disse um dia Jesus a eles, depois que vieram da pregação dois a dois do evangelho: “Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado. Ele disse-lhes: ‘Vinde à parte, para algum lugar deserto e descansai um pouco’. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer.” Mc 6,30-31
Quando trabalhamos como loucos, sem descanso algum, estamos, de certo modo, descartando a ajuda de Jesus e de sua Mãe, Maria, em nosso trabalho. Achamos que podemos fazer tudo e que nosso afã vai dar conta de tudo.
O salmo 126(127) nos sugere que Deus dá o alimento aos seus bem-amados até enquanto dormem. É claro que isso não nos isenta do trabalho, mas é uma dica para que confiemos mais em Deus que em nossas forças.
Escolha algo que lhe traga um pouco de descanso e de paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário