16/05/2019
O segredo da santidade é a oração.
Nós todos, incluindo os santos e o próprio Papa, somos fracos e incapazes. É a oração que nos torna fortes para a caminhada.
Muitos desistem do caminho porque percebem que não têm ânimo de continuarem na caminhada para a santidade. Acham muito difícil.
E é mesmo. Só Deus pode nos dar forças e nos capacitar para uma vida de oração e de virtudes.
Nós só conseguimos qualquer melhora no caminho da santidade com a ajuda divina. Não há outro meio. Os santos nada mais fizeram do que rezar, pedir a Deus que os fortalecessem. Eles eram tão fracos como nós. Encontraram forças na oração.
Não existem pessoas fortes: existem pessoas que rezam e as que não rezam. As que rezam se tornam fortes pela graça de Deus. As que não rezam continuam fracas, pois contam apenas com as suas próprias forças.
Isso é bem verdadeiro também quando a pessoa quer deixar qualquer vício. Sozinho(a) ninguém consegue. É preciso ajuda de outras pessoas e principalmente de Deus.
Nós temos muita tendência a sermos autossuficientes, a pôr nosso orgulho e nossa vaidade em primeiro lugar. Muitas vezes é difícil para nós pedir ajuda, mesmo a ajuda de Deus.
Precisamos aprender, pois, a lançar ao céu pequenas orações pedindo força: “Jesus, me ajude”! “Maria, rogue a Deus por mim”! Jesus, Filho de Deus vivo, tende misericórdia de mim”!
À medida em que perseverarmos nessas pequenas orações, vamos aos poucos nos fortalecendo para aumentar o tempo de oração, até que conseguiremos rezar muito tempo diariamente sem nos cansarmos, e Deus poderá encontrar-nos receptivos e assim nos dará a força necessária para prosseguirmos no caminho da santidade.
Tudo nos parecerá fácil, mesmo deixar os vícios, porque as coisas acontecerão sem mesmo planejarmos. Coisas boas começarão a acontecer. A graça de Deus começará a ficar mais visível em minha vida. A caminhada, antes vista como um montão de pedras no caminho, passará a ser vista como uma estrada florida e desimpedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário